Como Funciona a Energia Solar
O sistema fotovoltaico consiste na conversão direta da energia da luz do Sol em energia elétrica de Corrente Contínua, que por sua vez é transformada em Corrente Alternada para utilização regular. Após esse processo a energia pode ser direcionada para abastecer pequenos equipamentos, uma casa, edifícios, comércio, áreas rurais e indústrias.
Equipamentos Básicos Para Produzir Energia Solar Em Casa
- Painéis fotovoltaicos: são compostos por células fotovoltaicas que, através do efeito fotovoltaico, absorvem energia do Sol e convertem em corrente elétrica contínua.
- Inversor Solar: é o dispositivo que converte a corrente elétrica contínua dos painéis fotovoltaicos em corrente alternada para o uso e também conecta com a rede da concessionária.
- Medidor bidirecional de energia (On-Grid): dispositivo utilizado para monitorar e tarifar a energia que foi consumida e injetada na rede elétrica a partir da residência.
- Cabos de transmissão de energia: devem ser específicos para o sistema fotovoltaico por estarem expostos a altas temperaturas e condições climáticas adversas. São responsáveis por toda a conexão elétrica, garantem a segurança e o bom funcionamento do equipamento.
Tipos de Sistema de Energia Solar Residencial Fotovoltaica
Sistemas de Energia Solar On-Grid
- Correspondem ao maior número de sistemas instalados em todo o Brasil em casas, edifícios comerciais e indústrias.
- Mantém o local conectado à rede elétrica de abastecimento, o que permite a compra de energia nosperíodos com muitas nuvens ou durante a noite.
- O inversor Solar trabalha priorizando a utilização de toda a energia Solar gerada, antes deiniciar o consumo de eletricidade da rede.
- O sistema On-Grid também permite que o cliente realize a troca da energia excedente produzida pelos painéis solares nos momentos com clima favorável, pela energia que foi consumida quando não houve produção, o que garante a economia final na conta de energia.
- O medidor bidirecional de energia registra tanto a quantidade de energia que foi injetada na rede, quanto a energia que foi consumida da rede.
- Por essa razão é uma vantagem manter a conexão com a rede elétrica ativa (On-Grid) e com a venda da energia gerada obter uma redução de até 95% no valor da conta de luz.
Uma desvantagem desse tipo de sistema é que o equipamento é dependente de eletricidade para funcionar e não mantém o abastecimento em casos de falta de luz por não possuir baterias solares.
Sistemas de Energia Solar Off-Grid
- Funcionam de forma independente à rede elétrica com a ajuda de baterias que armazenam a energia que foi produzida pelos painéis Solares.
- O inversor Solar trabalha priorizando a utilização de toda a energia Solar antes de iniciar oconsumo de energia armazenada nas baterias.
- O sistema de energia solar Off-Grid é mais comum em áreas rurais, remotas e agronegócio, onde muitas vezes não existe fornecimento de energia ou possui rede precária. Isso protege o cliente contra possíveis falhas no abastecimento de energia.
- Não existindo conexão com a rede elétrica o cliente não possui vínculos com a concessionária e, por essa razão, não recebe cobranças.
Sistemas de Energia Solar Híbridos (On e Off-Grid)
- Possuem baterias para armazenamento da energia solar gerada e, simultaneamente, são conectados à rede elétrica.
- Com esse tipo de sistema de energia solar o cliente além de obter créditos pela venda da energia produzida, também se garante no armazenamento e assim não corre o risco de sofrer com quedas de energia.
- As baterias mantêm o fornecimento de energia e o local abastecido normalmente durante a noite, em períodos nublados ou durante uma queda de energia.
Vantagens da Energia Solar Residencial
As Vantagens da instalação de painéis solares em residências são inúmeras, mas vamos considerar as 10 principais:
1. Reduz drasticamente a Conta de Luz imediatamente após a instalação do sistema em até 95%;
2.Valorização do imóvel;
3. Autonomia na geração da própria energia, protegendo contra a Inflação;
4.O equipamento é silencioso e resistente a fatores ambientais;
5. A vida útil média da tecnologia é de 25 anos, podendo chegar a até 30 anos.
6. Não há necessidade de manutenção frequente ou com alto custo.
7. É uma fonte de energia renovável e limpa.
8. Evita a emissão de gases poluentes na atmosfera pela queima de outros combustíveis que são causadores do efeito estufa.
9. Possibilidade de expansão do sistema quando necessário produzir mais energia.
10. A Energia Solar é a fonte mais barata e abundante de energia disponível no mundo.
Energia Solar para Apartamentos e Condomínios
Parece uma missão impossível de ser realizada, mas saiba que é possível instalar painéis Solares para atender a demanda de Energia de Apartamentos e Condomínios. O mais interessante é que nesse caso a energia produzida pode ser direcionada apenas para um apartamento, compartilhada com outras unidades ou abastecer o edifício inteiro, garantindo assim os benefícios do Sistema de Créditos da ANEEL.
A instalação dos módulos fotovoltaicos pode ser realizada no telhado do edifício, no solo ou na laje. É importante que o local escolhido receba luz solar durante o dia inteiro, ou a produção de energia será prejudicada, já que o equipamento solar não utilizará toda sua capacidade. Para viabilizar esse processo é preciso consultar a administração do condomínio para realizar os acertos burocráticos e solicitar as licenças necessárias para a instalação do equipamento solar em seu edifício.
É extremamente importante avaliar cada detalhe antes de adquirir um sistema fotovoltaico para sua casa e para garantir o sucesso do seu projeto contratar uma equipe profissional e especializada é a peça chave! Eles avaliarão a quantidade de painéis solares necessários para abastecer a necessidade da sua residência, que varia de acordo com quantas pessoas residem no local e dependem diretamente das condições climáticas de cada região.