PERGUNTAS FREQUENTES
Custos de Instalação, economia gerada
Para fazer esse cálculo, e necessário saber seu consumo médio mensal de energia (em kWh) e o fator gerador da sua cidade.
Além desses, outros fatores são levados em conta para estimar a sua geração, como o sombreamento e a inclinação do telhado, além da orientação (superfícies voltadas para o norte tem maior irradiação solar).
Através de nosso conhecimento, a Luminares leva em conta todos esses fatores para te apresentar um orçamento ideal para o seu projeto.
Sim!
Existem linhas de crédito específicas para o financiamento de energia fotovoltaica.
As prestações variam de 12 a 120 parcelas na maioria dos bancos.
Caso necessite financiar seu projeto, nós da Luminares iremos te auxiliar nesse processo.
Não necessariamente. O usual para residências que já estão conectadas à rede é a instalação de um sistema on-grid.
Já para casos de lugares mais remotos, a opção é um sistema off-grid. Existe ainda a opção de um sistema híbrido.
Sim!
Consumidores que aderem à produção de energia fotovoltaica, ficam isentos das bandeiras tarifárias.
Ao instalar o seu sistema solar, seu relógio de energia é trocado por um bidirecional, que anda tanto para frente quanto para trás. Assim, no final do mês é apresentado um sumário do total da quantidade de energia injetada vs a energia consumida. Caso você injete mais energia do que consome durante um mês, você terá créditos vinculados ao seu CPF/CNPJ. Esses créditos podem ser abatidos de outras contas em até 60 meses, sendo da mesma unidade consumidora ou de outra unidade dentro da mesma área de concessão e do mesmo CPF/CNPJ.
Os créditos de energia ficam vinculados ao CPF/CNPJ do titular, caso você se mude para uma casa sem um sistema de energia solar, seus créditos se mudam junto com você.
Equipamentos e Acessórios
Um sistema fotovoltaico pode possuír inúmeros itens de acordo com o projeto. Vamos detalhar um exemplo de produtos para uma instalação residencial.
Módulo fotovoltaico é termo técnico para placa solar ou painel solar. O módulo fotovoltaico é composto por 36 a 144 células solares produzidas normalmente por silício e é utilizado para a captação da luz do sol, com a função de converter a luz solar em energia elétrica fotovoltaica.
O inversor fotovoltaico é o aparelho responsável por transformar a corrente contínua, gerada pelas placas solares, em corrente alternada, para que possa ser utilizada pelos aparelhos elétricos. Este tipo de equipamento deverá ser instalado dentro do imóvel, para acesso ao seu painel de controle, além disso, esse equipamento deve ficar em área abrigada e seca.
O micro-inversor fotovoltaico possui a mesma função do inversor, que é a tranformação da energia CC em energia CA, mas com características distintas se comparado com o inversor.
Os Micro-Inversores são instalados juntamente com os módulos, e possuem conexão Wi-Fi para monitoramento. São equipamentos projetados para trabalharem em áreas expostas ao tempo.
A string box é o componente de proteção da parte CC do sistema fotovoltaico. Ela conecta os cabos vindos dos módulos fotovoltaicos ao inversor, enquanto fornece proteção contra sobretensão e sobrecorrente e permite o seccionamento do circuito.
O cabo solar fotovoltaico é indicado para aplicações e uso da energia solar, dependendo do tipo de cabo ele dura de 25 a 60 anos exposto ao tempo.
São conjuntos formados por haste, vedação, porcas e suporte, são utilizados para a fixação das estruturas que sustentam os painéis fotovoltaicos no telhado. Possuem algumas variações para utilização em telhas metálicas e de fibrocimento e em estruturas de madeira e de metal.
Instalação
A instalação varia de acordo com o tamanho do sistema e complexidade do local de instalação, mas em média a duração das instalações é a seguinte:
1-5kWp de 2 a 3 dias
6-15kWp de 4 a 8 dias
15-25kWp de 8 a 15 dias
acima de 25kWp apenas com uma análise prévia do local.
Não, a estrutura de fixação do sistema é presa na estrutura do telhado, ficando com mais ou menos 3cm entre a telha e os módulos.
Toda infra é aparente, caso queira a instalação embutida, é preciso contratar uma mão de obra especializada em reforma ou construção civil.
A data de entrega prevista dos equipamentos costuma girar em torno de 5 a 10 dias úteis após a aprovação do pagamento.
Caso seja morador da cobertura e tenha telhado próprio do apartamento, sim, estará liberado para instalar. Caso não more na cobertura, deverá solicitar autorização em uma assembléia do condomínio.
Não. A instalação só pode ocorrer sem chuva, isso porque as telhas ficam frágeis e/ou escorregadias, e podem trazer perigos ao instalador ou acontecerem quebras de telhas.
Esse tipo de acidente pode acontecer durante a instalação, apesar de não ser tão comum. Porém, caso isso aconteça durante a sua instalação todos os custos estão cobertos pela Luminares!
O kWh é a unidade de medida que aparece na sua conta de luz. Ela significa a quantidade de energia consumida ou gerada – no caso de sistemas solares. Já o kWp é a unidade de medida que você utilizará para comprar um sistema fotovoltaico. Significa o total da potência instalada dos módulos – ou seja, se você tem 10 módulos de 335Wp, você terá um sistema de 3.350Wp ou 3,35kWp. Atenção! Não necessariamente a potência instalada será igual a potência gerada devido à fatores climáticos ou sombreamento.
On-grid é o sistema conectado com a rede da concessionária de energia, nesse modelo é necessário pedir autorização para concessionária para realizar a conexão. Já o sistema Off-Grid é um sistema remoto que conta com um banco de baterias, nele não há conexão com a rede da concessionária. Esse tipo de projeto costuma ser mais caro e recomendado para lugares com difícil acesso à rede.
Garantias e Manutenção
👍🏻 Sim
– Módulos (Placas Solares) 25 anos de garantia de perfomance e
10 anos contra defeito de fabricação
– Inversores de 5 a 7 anos
– Estrutura de fixação 1 ano
– Instalação tem 6 meses de garantia
Os módulos têm 25 a 30 anos de vida útil e inversores de 13 a 15 anos
Sim, mas apenas daqui a 15 anos, onde a tecnologia estará mais evoluída e os preços mais baratos.
O sistema exige o mínimo de manutenção, apenas uma limpeza dos módulos por ano, caso chova já faz boa parte do trabalho de limpeza. A limpeza pode ser feita com água e um pano limpo.
Geração de energia do seu sistema
Não… 🙁 no Brasil é proibida a venda de energia, mas você pode usar os créditos em outra(s) residência(s), contanto, que estejam sobre a mesma concessionária de energia e tenham o mesmo titular de conta (CPF ou CNPJ).
Os sistemas On-grid desligam a noite, pois eles só ficam ligados enquanto há sol. Durante a noite o cliente usa a energia que vem da concessionária; porém como durante o dia existe a injeção de energia na rede, esse consumo será abatido dos créditos. Os sistemas Off-grid ficam ligados a noite, através do banco de baterias que foi carregado durante o dia…
Sim, por medidas de segurança, quando há falta de energia o sistema desliga automaticamente – isso porque podem existir técnicos trabalhando na rede desligada, não podendo haver nenhuma outra fonte geradora injetando energia na rede.
Já sistemas off-grid não são afetados por faltas de luz na rede.
Sim, mas em menor quantidade comparado a um dia de sol.